segunda-feira, 20 de junho de 2011

FILME A Última Estação / The Last Station


 O PRÓPRIO TOLSTÓI

Belo filme. É uma história de época e uma narrativa biográfica de Lev Nikoléievich Tolstói (1828-1910) ou Liev Tolstói ou Léon Tolstói ou Leo Tolstói encarnado por Christopher Plummer nos turbulentos e irrequietos últimos anos de sua vida, precisamente no início do século passado.
Autor da obra “Guerra e Paz”, dentre outras, onde prega a liberdade e o nacionalismo, ele luta para difundir e disseminar a sua doutrina pelo mundo, obtendo com isso, inúmeros admiradores e seguidores.
A fase em questão é historicamente rica em que ele se vê dividido entre sua doutrina que pregava pobreza com a realidade de sua enorme riqueza e luxo, ou seja, retrata a forma de como ele lidava com a fama.
Casado com a condessa Sonia Andreievna Bers (Helen Mirren) com quem teve 13 filhos, mulher esperta e sagaz, de temperamento forte, não aceitava a renúncia feita por Tolstói à riqueza adquirida através da venda dos direitos autorais, o que gerava muitas desavenças e brigas entre o casal, apesar do imenso amor que os unia, demonstrado claramente até o final da vida dele.
Entre os altos e baixos da vida a dois, Tolstói decide sair de casa, mas o seu estado de saúde é bastante precário, requer cuidados médicos, o que o impede de seguir viagem. Instala-se na estação ferroviária de Astapovo, província de Riazan, no sul da Rússia e se mantém até os seus últimos dias, juntamente com uma de suas filhas e os seus fiéis discípulos e seguidores, como Vladimir Chertkov (Paul Giamatti), manipulador e convicto da doutrina, mantendo-se fiel até a morte e também o estopim dos muitos atritos entre o casal por causa da doutrina. Tolstói morreu aos 82 anos de pneumonia.
Vale ressaltar o secretário Valenti Bulgakov (James McAvoy), um rapaz jovem, extremamente dedicado e fiel a Tolstói, testemunha de diversas brigas e distúrbios do casal e que abriu mão de sua vida pessoal para acompanhá-lo na última retirada.
É um longa com roteiro muito bem escrito e de extensa documentação histórica. As fotografias são belíssimas. O figurino é irretocável, retratando o vestuário da época.
A trilha sonora é tocante, lê-se Sergei Yevtushenko.
Destaque para Helen Mirren encarnando a esposa, excelente atuação.
A direção é de Michael Hoffman / 2009 / Alemanha / Inglaterra, lê-se também “Sonho de uma Noite de Verão”.

Curiosidades:

  • Tolstói foi um escritor e ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista cujos textos e ideias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade com a natureza. Suas ideias atraíram um séqüito de seguidores que se denominaram “tolstoianos”.
  • Foi um dos grandes escritores da literatura russa do séc. XIX com obras famosas como Guerra e Paz / Napoleão / Anna Kerenina, dentre outras;
  • Guerra e Paz (1865-1869), considerada uma das maiores obras da literatura mundial;
  • Embora extremamente bem sucedido como escritor e famoso mundialmente, Tolstói atormentava-se com questões sobre o sentido da vida, deixando-se guiar pelo exemplo da vida simples dos camponeses. A partir daí, teve início o período que ele chamou de sua “conversão”. O cristianismo do escritor recusou a autoridade de qualquer governo organizado e de qualquer igreja. Criticou o direito à propriedade privada e os tribunais e pregou o conceito da não violência. Após sua “conversão”, Tolstói  deixou de beber e fumar, tornou-se vegetariano e passou a vestir-se como camponês.
  • Decidiu abrir mão de receber os direitos autorais dos livros que escreveu e elaborou um testamento secreto no qual passara todos os direitos de suas obras. Influenciou com suas ideias Mahatma Gandhi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário