segunda-feira, 13 de junho de 2011

FILME O Primeiro que Disse / Mine Vaganti






É uma comédia tipicamente italiana com direito a passeios pelas ruas estreitas e conservadas de uma pequena cidade no sul da Itália, a apreciar visualmente a culinária com suas cores vivas e convidativas, a ouvir belas e alegres músicas, a sentar-se a mesa e compartilhar os momentos com a família Cantone, sem esquecer, é claro, de um detalhe interessante que é uma fábrica de massas. Imaginem!
Isso tudo serve de cenário para contar a história de uma tradicional família que se associa a um empresário do ramo de massas e convoca todos, em especial os 02 filhos homens para assumir os negócios. É aí que começa a reviravolta, ou seja, um  dos filhos Antonio (Alessandro Preziosi) rouba a ideia do irmão  e assume  perante todos que é gay, traindo em parte o próprio irmão Tommaso (Riccardo Scamarcio) que veio para cidade no intuito de dizer aos familiares que é gay.
E daí, tudo muda,  o pai extremamente conservador não aceita, expulsa Antonio de casa e a partir desse momento, começa a virada de Tommaso que assume os negócios da fábrica de massas, tendo que tomar um outro rumo de sua vida, abrindo mão de seus sonhos e aspirações.
Nesse ínterim, cenas engraçadas vão acontecendo como a chegada dos amigos gays, quebrando o clima de severidade da família.
Personagens típicos que compõem uma boa sátira brincam e brindam a platéia com tipos característicos como as fofoqueiras da cidade, a tia solteirona, as sobrinhas gulosas, a matriarca da família Cantone e o seu passado, dentre outros.
Enfim, é uma divertida sessão pipoca com um agradável gostinho italiano. A direção é de Ferzan Ozpetek / 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário