segunda-feira, 27 de junho de 2011

FILME Meia Noite em Paris / Midnight in Paris











É um filme que revive a nostalgia, o passado e transporta o protagonista Gil (Owen Wilson) para os bons e velhos tempos da Belle Époque e da Paris dos anos 1920, com todo o seu charme e elegância.
A história se baseia nas inquietações e insatisfações de Gil, um roteirista de Hollywood que sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como um deles, até que numa de suas visitas a Paris junto com sua noiva Inez (Rachel McAdams) e dos pais dela John e Helen (Kurt Fuller e Mimi Kennedy) respectivamente, ele se redescobre e passa a se questionar sobre os rumos de sua vida, o seu livro já escrito, mas ainda não publicado  e a resgatar o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido. Mas, para tal, Gil desencadeia uma verdadeira “maratona de sonhos”, ou seja, ele revisita a velha Paris dos idos de 1920, passando por experiências incríveis, revendo personalidades que se tornaram célebres, reativando um amor às antigas, enfim, vivenciando os costumes daquela época. Mas esses passeios noturnos em busca de inspiração fará com que Gil repense também sobre o presente, sua vida pessoal e o relacionamento com a noiva e o que ele realmente deseja.
Essa “viagem” através da imaginação do protagonista nos transportará a momentos e lugares inesquecíveis, rememorando uma Paris linda e poética convidando o espectador a um verdadeiro tour ao passado.
Com tudo isso, o então protagonista perceberá que as insatisfações inerentes ao ser humano o acompanhará em qualquer lugar e época.
Vale ressaltar a presença, mesmo que pequena de Carla Bruni como guia de museu. E claro, os passeios apaixonantes por Paris, Cidade Luz, bela, envolvente e convidativa, levando o espectador a um clima mágico e a desejar estar presente naquelas cenas / paisagens maravilhosas brincando com seu imaginário artístico. É uma declaração de amor a Paris.
Escrito e dirigido por Woody Allen como sempre notável, inteligente, espirituoso, nostálgico, sensível e questionador sobre as questões humanas e suas fraquezas, dentre outros tópicos, irresistível e incansável dentro de seu estilo.
Muito interessante. Allen continua em boa forma aos 75 anos.
Produção EUA / ESPANHA / 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário