segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

FILME / MOVIE: A Árvore do Amor / Under The Hawthome Tree



É um longa poeticamente dramático, cativante, sensível e envolvente que conta a história de dois simplórios e ingênuos jovens; Jing (Dongyu Zhou), uma moça pobre e esforçada que se apaixona por Sun (Shawn Dou), um rapaz direito e que cultiva as melhores intenções com Jing.

Jing é filha de um ativista político que está preso por oposição ao regime do governo e de uma professora que é o tempo todo vigiada e rotulada de capitalista por conta dessa oposição. Em razão dessa situação e com a responsabilidade de zelar pelo nome da família, Jing é enviada para um povoado rural para ser “reeducada”, chegando lá, fica hospedada na casa de uma família, cujo pai é militar, então ela conhece um rapaz chamado Sun, se apaixonam e, em segredo, passam a enfrentar dificuldades para manter o relacionamento, não só devido as diferenças sociais e econômicas, quanto familiares, o que torna o romance perigoso.

E Sun é filho de general, estudante de geologia, desenvolve pesquisas em uma mina e é apaixonado por Jing, tendo que lutar contra tudo e todos para concretizar esse amor.

A história tem como pano de fundo a polêmica Revolução Cultural da China, um período de grandes e profundas mudanças ocorridas nos anos 60/70, dirigida pelo líder comunista e revolucionário Mao Tsé-Tung. O movimento contou com a participação da juventude e através de seus programas sociais e políticos causaram danos a China, tendo como resultado políticas de perseguição e um estado repressivo, autoritário e violento, causando muito derramamento de sangue. A narrativa não tece críticas ao governo, apenas mostra a realidade da época.

É uma linda e comovente história de amor, contada com tanta delicadeza e sutileza que envolve o espectador que se enche de emoção e cultiva as melhores intenções quanto ao futuro (?) dos dois.

O interessante fica por conta da lenda sobre um espinheiro dos heróis, é assim chamado porque ali foram torturados e mortos os soldados chineses pelos japoneses na Guerra Sino-Japonesa, ao invés de nascer flores brancas, brotam flores vermelhas, uma referência ao sangue dos chineses. O casal passou a se encontrar nesse local e o espinheiro passou a ser o símbolo desse amor impossível.

A direção é de Zhang Yimou. Merece destaque esse diretor como um dos mais atuantes no cinema chinês, tendo no currículo Sorgo Vermelho, Lanternas Vermelhas, Herói, O Clã das Adagas Voadoras, dentre outros filmes e o reconhecimento pelos trabalhos requintados e pelas belas fotografias.
Nesse, vale ressaltar a fotografia de Zhao Xiaoding e a Trilha Sonora de Chen Qigang. China / 2010.  Vale a pena conferir.








Nenhum comentário:

Postar um comentário