quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Um olhar na …. Devoção ao Nosso Senhor do Bonfim - Parte I

Procissão vista do alto ...
Foto da Igreja
... a devoção é passada para várias gerações ...

... a devoção começa cedo ..

... para ser apreciada ...



... bonito de se ver ...

Fotos de Joselito Britto
(clicar nas fotos para ampliar)
 
Esta é uma das festas mais querida e popular da cidade de Salvador na Bahia. Os baianos reverenciam o Senhor do Bonfim, que tem atribuições de poderes milagrosos, o que o tornou objeto de grande devoção popular e a igreja é centro de peregrinação religiosa e mística.

Para (re)lembrar um pouco da história, a igreja do Senhor do Bonfim teve sua construção concluída em julho de 1754 e a imagem, de origem portuguesa, chegou em procissão na Colina Sagrada, permanecendo até os dias atuais.
E as tradicionais “fitinhas do Senhor do Bonfim” foram criadas por volta de 1792 e eram chamadas de “medidas”, pois possuíam o tamanho da medida do braço da imagem do santo que ficava em Salvador, e cada romeiro que visitava a igreja era permitido levar uma “medida” como forma de levar um “pedaço” da devoção.

A comemoração festiva é feita na primeira quinta-feira depois do dia de Reis, no mês de janeiro. A lavagem acontece com a saída pela manhã do tradicional cortejo das baianas, cujo percurso vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim a pé, o que equivale a 8 km em procissão e se estende por todo o dia. Chegando no alto da colina, o objetivo é a tradicional lavagem das escadarias e do adro da igreja com vassouras e água de cheiro.

Esse é o ponto alto da festa, onde há uma concentração de 300 baianas, vestidas a caráter com seus trajes típicos dão início ao ritual, ou seja, despejam água nas escadarias, ao som de palmas, toques de atabaque e cânticos de origem africana. Bonito de se ver.

A participação popular é unânime, o cortejo reúne milhares de fiéis que saem em procissão vestidos de branco em sinal de agradecimento e renovação da fé que se tem pelo santo. É uma das comemorações religiosas católicas mais antigas em Salvador e o evento é muito significativo e importante para os baianos.

Nesse dia, todos os caminhos levam ao Bonfim … um verdadeiro tapete "humano" branco pelas ruas e avenidas do circuito ... belíssimo !

Vejam as imagens ...  Rara beleza ...

O soprodeideiasnoar presta homenagem ao Nosso Senhor do Bonfim

Um comentário:

  1. As fotos estão otimas,bem naturais,são fotos para cartão postal, o um calendário ficaria perfeito.

    Katia Cilene

    ResponderExcluir