segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FILME / MOVIE: O Último Dançarino de Mao / Mao's Last Dancer



É um longa baseado na biografia de Li Cunxin, um chinês que desde cedo, aos 11 anos (interpretado por Wen Bin Huang), foi recrutado pelo governo para estudar balé na Escola de Dança Madame Mo, em Pequim e a sua luta e trajetória para chegar ao topo.

O espectador se emociona ao ver a caminhada do então menino ao ser escolhido para estudar em Pequim e a satisfação da família pobre que vive numa zona rural e que vislumbra uma oportunidade do filho crescer longe das dificuldades que eles enfrentam.

Acompanhamos o esforço, o trabalho duro e a superação de obstáculos, agora interpretado por Chengwu Guo para conseguir, através de um intercâmbio cultural no Texas, ser indicado para fazer parte da Cia de Houston Ballet e ir morar nos EUA em 1979. A partir desse momento, já na fase adulta, encarnado por Chi Cao, Li conheceu a liberdade e recomeçou uma nova vida …

Quando já estava para encerrar a temporada, os oficiais chineses pressionam para levá-lo de volta à China, mas diante de manobras legais e do casamento com uma bailarina americana Elizabeth (Ananda Schull), consegue manter-se nos EUA, gerando um certo desconforto nas relações diplomáticas entre os dois países, fazendo com que Li tome uma decisão que vai ter um preço muito alto em sua vida pessoal …

O filme acerta na adaptação de uma história real e sensível e a trama é conduzida com delicadeza e esmerada reconstituição da época, resultando em belas fotografias e apurada direção de arte. A trilha sonora é impecável.

O longa alterna duas fases paralelas e se passa na China e nos EUA. Merecem destaques as atuações de Chi Cao como ator e dançarino e Bruce Greenwood como Ben Stevenson, o diretor da escola da balé.

É uma adaptação do best seller autobiográfico Adeus China: O Último Bailarino de Mao. O filme foi premiado na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo como melhor filme na opinião do público e no Australian Film Institute também foi premiado pelo público e pela trilha sonora.

A direção é do australiano Bruce Beresford, que tem no currículo as indicações aos Oscar por Conduzindo Miss Daisy e Shine – Brilhante.
Roteiro: Jan Sardi e Li Cunxin. Austrália / 2009.
O filme é tocante e encantador. Vale a pena conferir.


 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário