terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FILME / MOVIE: A Música Segundo Tom Jobim



 É um documentário musical sobre o legado deixado por Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994) ou simplesmente Tom Jobim.

Para falar desse universo tão rico da música brasileira foi preciso ir longe e buscar o passado que o vento não esqueceu ... garimpar imagens, fotos, filmes, revistas, gravações, vídeos … captar cada emoção, cada momento da paixão de Tom pela música em suas diferentes fases de vida.

Falar de Tom, já é o próprio tom, o tom das músicas de qualidade, das melodias, das letras sensíveis e apaixonantes. A sua trajetória musical foi lembrada e desafiada “nas telonas” para não esquecermos desse compositor brasileiro, nem precisaria, suas canções se tornaram conhecidas e cantadas no mundo inteiro.

Expoente como compositor, cantor, pianista, maestro, arranjador e violonista. Foi um dos precursores do movimento do Cinema Novo e da Bossa Nova. O filme é um mergulho no rico universo de suas composições e inúmeras parcerias, além de documentar a sua trajetória de sucesso no concorrido e sempre apreciável mundo da música.

O espectador é presenteado e se delicia através da memória musical que marcou a história da música brasileira, com pérolas de shows e parcerias de Tom com vários cantores e em muitos países.

É possível conferir cantores brasileiros e estrangeiros em apresentações memoráveis, como Elizeth Cardoso, Gal Costa, Elis Regina, Agostinho dos Santos, Henri Salvador, Vinicius de Moraes, Ella Fitzgerald, Sammy Davis Jr, Judy Garland, Chico Buarque, Nara Leão, Miúcha, Sarah Vaughan, Frank Sinatra, Fernanda Takai, Diana Krall, Maysa e tantos outros ...
Vamos relembrando as parcerias deliciosas e constantes como a de Vinicius de Moraes e Miúcha ... Maysa interpretando “Por Causa de Você” … Judy Garland cantando a versão em inglês “Insensatez”... e muito mais ...

Para os apreciadores das obras e músicas de Tom, vale a pena conferir. É uma poesia cantada. É um filme para ser contemplado. Imperdível.

O roteiro é de Nelson Pereira dos Santos e Miúcha Buarque e a direção é de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim. Brasil/2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário