terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FILME / MOVIE: A Chave de Sarah / Elle s'appelait Sarah



É um drama comovente que conta a história da jornalista Julia Jarmond encarnada por Kristin Scott Thomas, uma americana radicada em Paris que foi designada para escrever um artigo sobre a perseguição e prisão de judeus na França, 60 anos depois, e se envolve com a descoberta da  história de uma garota que tenta livrar o irmão dos nazistas.

Julia é uma mulher casada com o francês Bertrand (Frédéric Pierrot) e tem uma filha adolescente. Está com a árdua tarefa de escrever uma matéria sobre o controle dos nazistas na França e a prisão de 13 mil judeus num único dia, no período de 1942 – II Guerra Mundial – onde foram confinados no Velódromo d'Hiver a espera do trem que os levariam para as câmaras de gás de Auschwitz. Esse episódio foi o maior aprisionamento em massa dos judeus realizado na França na 2ª Guerra.
Ela só não imaginava que o aprofundamento das investigações a levaria a percorrer caminhos difíceis e tão dolorosos e que estavam conectados com a sua própria vida. E muito menos que o apartamento que ela e o marido estavam reformando pertenceu a família de Sarah Starzynki (Mélusine Mayance), uma família judia que fora expulsa pelo governo francês da ocupação e em seguida comprada pelos avós de Bertrand.

Vamos conhecendo o drama da menina Sarah e a sua angústia em querer resgatar o irmão mais novo Michel que ela manteve trancado num armário para salvá-lo dos nazistas, ela fica com a chave pois acreditava que em poucas horas estaria de volta. A expectativa desse reencontro (?)! é altamente inquietante, dando origem ao título do filme.

A narrativa é dividida em dois períodos – 1942 e 2009 – essa alternância do presente e passado é repleta de emoções, uma verdadeira catarse. As cenas dos sofrimentos das pessoas no Velódromo é tocante e comovente. É um daqueles longas difícil de esquecer …

Além das belas fotografias e das aulas de história sobre os efeitos do nazismo na França. A reconstituição da época traduz os dramas da 2ª Guerra. Vale a pena conferir. Imperdível.

Destaque para a atuação da atriz inglesa Kristin que vive na França e interpreta a jornalista com muita habilidade, sutileza e eficiência.

É baseado no livro de Tatiana De Rosnay. Vale ressaltar a direção, o roteiro e a trilha sonora. Impecável. A direção é de Gilles Paquet-Brenner. França / 2010.








           
                                                                                                                  

2 comentários:

  1. Muito boa a sua análise do filme, Leyla. Tive a oportunidade de assistir "A Chave de Sarah"... de fato, é um filme envolvente!

    Parabéns pela FANTÁSTICA EVOLUÇÃO do blog... saiba que continuo acompanhando.

    Muitas saudades da convivência diária, das conversas e reflexões!

    Muito obrigado por tudo...

    Beijos,

    Léo.

    ResponderExcluir