quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FILME/MOVIE/CINÉMA: Um Verão Escaldante / Un Été Brûlant




É um filme sobre o pintor e artista plástico Frédéric, encarnado pelo ator francês Louis Garrel que vive uma relação conturbada e ciumenta com a atriz italiana de cinema Angèle, vivida por Monica Bellucci.

Somos apresentados ao outro casal Paul (Jérôme Robart) que atua como figurante em filmes,  sonha em ser pintor e em um set de filmagens conhece e se apaixona por Élisabeth (Céline Sallette) e passam a ter um relacionamento sério.

Num certo verão, eles são apresentados por um amigo em comum e passam a ter uma amizade estreita, a ponto de Frédéric convidá-los para passar as férias e se hospedar em  sua casa em Roma.

A partir daí, o espectador vai percebendo o quanto a relação entre Frédéric e Angèle anda desgastada e o quanto a presença dos amigos pode ou não influenciar para melhorar a situação.

O roteiro faz uso de flashbacks para contar as histórias dos casais e ressalta a metáfora do título para registrar a força do desejo que norteia as relações.

É um longa sobre relacionamentos e as expectativas criadas e nem sempre atendidas, gerando conflitos emocionais e pessoais.

Este é o quarto filme que Louis Garrel trabalha com seu pai. Os outros foram Les Baisers de Secours (1989), Amantes Constantes (2004) e A Fronteira da Alvorada (2008).

Esse filme foi selecionado no Festival de Veneza. A direção é de Philippe Garrel. França / Itália / Suiça / 2011.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário