quinta-feira, 27 de outubro de 2011

BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR - RJ




















FOTOS DE LEYLA ALBAN
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR


Bem ... discorrer sobre o Bondinho do Pão de Açúcar é penetrar num universo prazeroso e agradável não só por ser uma das principais atrações turísticas e ecológicas, mais também por ser um verdadeiro convite para apreciar as belas paisagens naturais, tornando uma marca registrada da cidade do Rio de Janeiro.

Só para relembrar um pouco da história do bondinho, já em 1908 o Eng.º Augusto Ferreira Ramos foi o idealizador de um sistema teleférico que facilitasse o acesso ao cume do monte. Preparado e aprovado o arrojado projeto e depois de exaustivos trabalhos, em 27/10/1912   foi inaugurada a primeira etapa da gigantesca obra através de uma ousada operação para a engenharia da época.

Desde então, o bondinho funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a base do Morro da Babilônia ao Morro da Urca e outra ligando o Morro da Urca ao Pico do Pão de Açúcar. Só para se ter ideia, a primeira linha (estação inicial – Morro da Urca) possui extensão de 600 m (21,6 km/h) e a segunda linha (Morro da Urca – Pão de Açúcar) possui uma extensão de 850 m (36 km/h).  A capacidade atual é de 60 passageiros por viagem e o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos.  O morro do Pão de Açúcar tem 396 m de altura e o Morro da Urca tem 220 m de altura.

Como curiosidade, o bondinho foi cenário do filme 007 Contra o Foguete da Morte em 1979 e palco de visitantes ilustres e atrações diversas, promovendo e dando visibilidade a cidade do Rio de Janeiro, transformado em marco natural, histórico e turístico.   Em 2002 completou 90 anos, e obviamente em 2012 completará 100 anos.

Foi construído e até hoje é operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar que mantém e administra o empreendimento.

Olhe, vale a pena conferir, apreciar e se deleitar nesse descortinamento de magníficas paisagens naturais, um verdadeiro presente para os olhos e para a alma, literalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário