segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FILME / MOVIE Uma Doce Mentira / De Vrais Mensonges
















Uma agradável e engraçada comédia romântica ambientada na cidade de Sète, no sul da França que conta a história de Émille (Audrey Tautou) uma jovem e bela cabeleireira e dona de um salão de beleza que vive a vida trabalhando, se dedicando e preocupando com a mãe Maddy (Nathalie Baye) a ponto de arquitetar inúmeras situações para torná-la feliz.

Tudo acontece quando um dia Émille recebe uma carta anônima que é uma verdadeira declaração de amor. Ela não se importa com a carta, joga no lixo e continua a falar, só que o remetente da tal carta é o eletricista e encarregado de serviços gerais Juan (Sami Bouajila), homem tímido e discreto que, por acaso, se apaixonou pela patroa e trabalha no salão dela e também por acaso está presente na hora que a carta é recebida e jogada fora.

Como Maddy vive deprimida e triste por causa da separação, Émille tem um ideia, pega a tal carta anônima e resolve reenviar para a mãe como se tivesse sido escrita para ela, a partir desse momento, há uma sucessão de cenas cômicas e divertidas, desencadeando situações fora de controle.

Nesse ínterim, vamos descobrindo as qualidades e qualificações profissionais de Juan, além de ter formação superior, é poliglota e escreve poemas, e nos deleitando com as situações hilariantes que vão desenrolando, criando um clima de expectativa e torcida para que os dois, Émille e Juan, possam finalmente se entender depois de tantas trapalhadas.

Olhe, o filme é ótimo, a trama é graciosa e encanta o espectador que sai com a sensação de leveza. Os diálogos são inteligentes, bem elaborados e utiliza-se de elementos do cotidiano para desenvolver as cenas, valorizando o desempenho do trio formado pelos personagens Émille, Juan e Maddy, respectivamente.

Ponto para a trilha sonora assinada por Philippe Eidel e a fotografia por Gilles Henry. A direção é de Pierre Salvadori, lê-se Amar ...Não Tem Preço, também estrelado por Audrey em 2006.
França / 2010.

Curiosidade: Audrey Tautou ganhou projeção internacional com o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain em 2001 que se tornou um marco em sua carreira, inclusive indicada a 05 prêmios de Oscar. Dentre outros O Código Da Vinci e Coco Antes de Chanel.

Um comentário: