quinta-feira, 9 de maio de 2013

FILME / CINÉMA: Camille Claudel, 1915



É a cinebiografia da escultora francesa Camille Claudel (1864-1943), baseada nas cartas de Paul (seu irmão) e Camille e nos registros médicos da artista, nos últimos 30 anos que ficou internada no manicômio, até sua morte, aos 79 anos incompletos.

O filme se detém na vida reclusa de Camille encarnada com habilidade por Juliette Binoche, ao ser internada pela família num manicômio no sul da França, a completa solidão, o cárcere privado a que foi submetida, sem nunca mais poder exercer a sua arte. 


Nas correspondências trocadas com o irmão Paul Claudel, interpretado por Jean-Luc Vincent, Camille retrata a penosa vida no hospício e as dificuldades de ter de conviver com os internos, seus gritos e expressões, além do total isolamento e abandono.


O propósito é radiografar os últimos 30 anos e mostrar ao espectador a angústia, o tédio e o sofrimento de seus dias, silenciada em sua arte, enfraquecida em suas emoções e enlouquecida em suas ideias.


O longa é forte e cruel, incomoda e comove. Vale ressaltar o trabalho da direção de arte e as grandes atuações de Juliette Binoche e Jean-Luc.

Escrito e dirigido por Bruno Dumont. França/ 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário