sexta-feira, 3 de maio de 2013

FILME / MOVIE: O Substituto / Detachment



Todo mundo tem sua história, essa é a do professor Henry Barthes encarnado por Adrien Brody que possui habilidades de lidar com jovens adolescentes, em razão disso, cada turma de escola que ensina, consegue desenvolver empatia com os alunos e consequentemente, mudar “algo” no íntimo de cada um, pelo menos tenta.

Por opcão, questões pessoais e para não criar vínculos afetivos, ele decidiu ser o substituto (título do filme) em escolas que ficam sem docentes temporariamente.

Numa nova missão, Henry é colocado em uma escola pública, cheia de alunos problemáticos, rebeldes e agressivos, o que se torna um novo desafio, já que percebe de imediato as carências afetivas dos alunos e a possibilidade de fazer algo por eles.

Em outro contexto, ele conhece a jovem Erica (Sami Gayle) e percebe também a necessidade de ajudá-la a resgatar a autoestima e sair das ruas.

E numa situação mais pessoal e íntima, passa a ter afinidades com uma colega de trabalho e também educadora.

Nesse tripé emocional, o longa caminha com desenvoltura, cativa pela sensibilidade e convence pela diversidade e complexidade de temas comportamentais, como abuso infantil, suicídio, crises emocionais, distúrbios de comportamentos, escolhas, amores não correspondidos, desajustes familiares, entre outros.

Além de um rico universo a ser descortinado sobre a vida de Henry, levando em conta um passado complicado e sofrido que o vem atormentando e influenciando na forma de lidar com a vida e as pessoas.

Outro ponto positivo é a construção do roteiro, a estética e as inserções gráficas pontuando situações do própro enredo. Muito interessante.

A direção é de Tony Kaye, lê-se “A Outra História Americana “ (1998). EUA/ 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário