segunda-feira, 20 de maio de 2013

FILME / CINÉMA: Uma Garrafa no Mar de Gaza / Une Bouteille Dans La Mer de Gaza



O que parecia impensável pode ser real nessa história que trata de dois jovens, Tal (Agathe Bonitzer) e Naïm (Mahmud Shalaby) que vivem em realidades e culturas bem diferentes, mas através de uma simples comunicação, mudou as vidas de cada um.

Somos apresentados a Tal, 17 anos, judia, estudante, nascida em Paris e vive atualmente em Jerusalém.


 E Naïm, 20 anos, palestino e mora em Gaza.


Geograficamente, apenas 73 km os separam, mas o histórico de guerra entre os dois povos criou um abismo entre eles, que será minimizado através de uma garrafa contendo uma mensagem e um endereço de e-mail jogados no mar com destino certo: Palestina.

Através dos olhos inocentes dos jovens que não conseguem entender a dimensão dos conflitos e questionam as vidas de tantos inocentes, o espectador acompanha com simpatia e empatia a troca de e-mails entre eles, a evolução da relação e o impacto nas suas vidas pessoais.

O drama é conduzido de forma simples e comovente. A guerra no Oriente Médio entre israelenses e palestinos norteia a trama, serve para mostrar a complicada vizinhança, a dura e problemática realidade entre eles e como podem manter uma preciosa e perigosa amizade, mesmo à distância.

O que vemos é a aproximação de diálogos pouco prováveis X amizade totalmente improvável. É um filme sincero e humanista. Não propõe um final feliz, apenas mostra a dura e áspera realidade e como a juventude se recusa a aceitar os conflitos e sonha com uma convivência pacífica.

Palmas para o elenco afinado que vive personagens complexos e significativos numa história carregada de dificuldades, contrastes e diferenças. Merece ser visto.

Adaptado do livro homônimo escrito por Valérie Zenatti, que também conduz o roteiro.

A direção inteligente é de Thierry Binisti. França/Canadá/Israel / 2011.




Um comentário:

  1. Também gostei muito do filme.
    Deveria ser visto pelos estudantes que se preparam para fazer o vestibular é uma maneira interessante de conhecer o conflito entre judeus e palestinos.

    ResponderExcluir