segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Cinema Indiano Completa 100 Anos


Cartaz do Filme Bombay Talkies

A indústria indiana do cinema comemorou seu centenário com a exibição de filmes na era do cinema mudo e a influência de Bollywood na sociedade atual.

Bollywood é o nome dado à industria de cinema de língua híndi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade.O nome surgiu da fusão de Bombaim (antigo nome e atual Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria) e de Hollywood (nome dado à indústria  cinematográfica americana).

O centenário do nascimento de Bollywood em 1913 foi o início para uma das indústrias cinematográficas mais dinâmicas do mundo e a Universal foi o primeiro estúdio de Hollywood a estabelecer uma agência em território indiano, em 1916.

No ano passado, a indústria produziu mais de 1.500 filmes em várias línguas faladas na Índia, apesar do híndi dominar.

É a maior do mundo em vendas de bilhetes e de número de filmes produzidos.De todos os filmes vistos no mundo, 5% são produzidos por Bollywood, considerando que grande parte desse sucesso acontece graças ao próprio público indiano.

Como curiosidade, a maior bilheteria mundial de um filme de Bollywood foi pela produção “Três Idiotas”, de 2009. Faturou cerca de 80 milhões de dólares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário