terça-feira, 21 de maio de 2013

FILME / CINÉMA: Therese D.



A história se passa na França, 1920, quando a jovem Thérèse Larroque (Audrey Tautou) se casa com seu vizinho Bernard Desqueyroux (Gilles Lellouche) por interesse, transformando as terras em uma grande propriedade e aumentando a riqueza das famílias.


Somos apresentados a Thérèse, garota de personalidade forte, avançada para a época, culta e cheia de ideias. Tem Anne (Anaïs Demoustier) a sua melhor amiga e confidente na adolescência e o seu irmão Bernard que o destino vai flechar e unir num casamento arranjado e sem amor.


No início, Thérèse tenta adaptar-se a nova vida com serenidade, mas, com o passar do tempo, obrigada a conviver com uma família conservadora e o tédio de uma vida provinciana, ela se sente sufocada e sofre as consequências de um casamento sem atrativo e infeliz.

Nesse ínterim, desiludida e grávida de um filho indesejado, entra em depressão, o que vai minando as suas forças e sua sanidade, sendo por fim acusada de envenenar seu marido.

O espectador se instiga com o drama reflexivo e provocante de uma mulher de mente pensante que cada vez mais se angustia e se distancia de um mundo hipócrita e asfixiante.

Vale ressaltar a bela fotografia assinada por Gérard de Battista, a cuidadosa reconstituição de época, ao impecável figurino e ao estilo elegante da narrativa.

Baseado no romance homônimo "Thérèse Desqueyroux" (1927) escrito por François Mauriac, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1952.

Vale lembrar que foi o filme de encerramento do Festival de Cannes/2012. Dirigido por Claude Miller. França/2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário