quinta-feira, 5 de abril de 2012

FILME / MOVIE: As Mulheres do 6º Andar / Les Femmes du Gème Étage



É um longa francês alegre e divertido que conta as histórias de um grupo de espanholas que vieram trabalhar em Paris na década de 60 e passaram a morar em pequenos quartos para domésticas no 6º andar de um prédio antigo que pertence a Jean-Louis Jouberté (Fabrice Luchini) e sua família.

O proprietário do prédio é um corretor de ações, detalhista e casado com Suzanne Jouberté (Sandrine Kiberlain) uma típica dondoca que passa os dias saboreando os “compromissos sociais” que a função exige (?)!.

Eles mantém um relação conservadora e a partir da chegada de uma jovem doméstica espanhola Maria (Natalia Verbeke), ele passa a enxergar a vida de outra maneira e com a convivência, passa a ajudar as outras companheiras que levam uma vida simples e alegre nos quartinhos. Além, é claro, de dar uma mexida na relação do casal.

A narrativa é construída com sensibilidade a partir de uma história simples e simpática que cria empatia com a plateia e também se diverte com a alternância dos momentos sérios e cômicos, com leves pitadas nas temáticas sociais. Elenco bastante afiado. Muito interessante.

A direção é de Philippe Le Guay. França / 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário