terça-feira, 24 de abril de 2012

FILME / MOVIE: Diário de um Jornalista Bêbado / The Rum Diary



Baseado no romance do escritor Hunter S. Thompson (1937-2005), criador da controvertida “imprensa gonzo”, ícone da contracultura e da revista Rolling Stone, de personalidade controvertida e curiosa, o seu amigo Depp protagonizou o espírito e a personalidade de Hunter nesse longa deliciosamente adaptado do livro “Rum:Diário de um Jornalista Bêbado”.

O autor se inspirou e escreveu o livro quando morava em Orange County, N.Y. e era repórter do jornal local The Times Herald Record, na década de 1960.

A história se passa em clima dos anos 60, quando o jornalista americano Paul Kemp (Johnny Depp) deixa os EUA por ser convidado a trabalhar em um jornal na cidade de Porto Rico. Chegando lá, depara-se com uma cultural local bastante peculiar e o jogo da especulação imobiliária de estrangeiros inescrupulosos que veem na ilha uma oportunidade de enriquecimento.

No jornal The San Juan Star do editor Lotterman (Richard Jenkins), Kemp faz amizade com o fotógrafo Bob Sala ((Michael Rispoli) e passam a dividir o mesmo espaço, a rotina diária de muitas garrafas de rum e as inúmeras experiências profissionais e pessoais. Eles não compartilham com os hábitos, costumes e moradores locais.

Tudo vai bem até que conhece o empresário ambicioso Hal Sanderson (Aaron Eckhart) e sua bela Chenault (Amber Heard) que mudará a vida de Kemp fazendo-o confrontar-se com um dilema ético que o motivará a refletir sobre os rumos de seu jornalismo. Se é para melhor ou não, só assistindo para saber.

A narrativa é envolvente, misto de drama, aventura e comédia com humor um tanto ácido. Consegue capturar o espírito e o universo da obra de Thompson que tinha 22 anos ao escrever o livro, em total clima de rebeldia e transgressão da época. A ficção é baseada em suas próprias memórias no período em que trabalhou em um jornal em Porto Rico nos anos 60.

A simbiose entre Thompson x Depp foi perfeita desde quando sem o ator não haveria o filme e nem o livro, já que foi ele mesmo que convenceu a Hunter a publicá-lo.

The Rum Diary é o segundo filme que Depp atua como protagonista da obra de Thompson, antes de tudo, seu amigo. O outro foi Medo e Delírio (1998), também adaptação do livro homônimo.

A direção e o roteiro são de Bruce Robinson. EUA / 2011. Muito legal. Vale a pena conferir.

Foto de Hunter S. Thompson


Nenhum comentário:

Postar um comentário