terça-feira, 17 de abril de 2012

FILME / MOVIE: Um Método Perigoso / A Dangerous Method


O longa é um drama psicológico ocorrido às vésperas da 1ª Guerra Mundial, por volta dos idos de 1904/1905, em Viena, onde o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, encarnado por Michael Fassbender começa a colocar em prática os ensinamentos do pai e mentor da psicanálise Sigmund Freud, interpretado por Viggo Mortensen. A partir do surgimento de questionamentos e discordâncias, surgem novas teorias.

O filme é histórico visto que recria o início da era da psicanálise e retrata o desenvolvimento e avanços de uma fértil e estimulante amizade entre dois gênios da psiquê humana e que tem como ponto central e catalisador a paciente e futura assistente de Jung, a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley), que veio a se tornar uma das primeiras mulheres psicanalistas.

A narrativa é objetiva e aborda a intensa e polêmica relação entre analista x paciente, permeado com conflitos éticos, científicos, morais e sexuais.

A trama é uma adaptação do livro “A Most Dangerous Method” de John kerr.

Palmas para a dupla de atores Fassbender-Mortensen que convencem e imprimem realismo através de diálogos inteligentes e debates filosóficos.

Esse filme teve indicações no Globo de Ouro/2012 para Melhor Ator Coadjuvante – Viggo Mortensen e pela National Board of Review/2011 para Melhor Ator – Michael Fassbender.

Esse é o terceiro filme de Viggo Mortensen em parceria com o diretor David Cronenberg, os outros são Marcas da Violência e Senhores do Crime.

Vale ressaltar a grandiosidade das imagens, a esmerada reconstituição da época, os cenários elegantes e o vestuário impecável. As locações foram realizadas na Alemanha, Áustria e Suíça. Filme para ser visto e revisto. I.m.p.e.r.d.í.v.e.l.

A direção é do cineasta canadense David Cronenberg. Em seu currículo: Gêmeos, Mórbida Semelhança, A Mosca (1986), Crash-Estranhos Prazeres (1996), Transfer, Marcas da Violência (2005), dentre outros.
Reino Unido/Alemanha/Canadá/Suiça/ 2011.

Viggo Mortensen como Freud
Michael Fassbender como Jung
 
Keira Knightley como Sabina

Nenhum comentário:

Postar um comentário