quarta-feira, 17 de julho de 2013

FILME / CINÉMA: O Exercício do Poder / L’Exercice de L’Etat


O filme aborda o complexo mundo e os bastidores da política, as alianças, os fatos, as desavenças, as intrigas e quanto o ser humano se sente atraído e impelido a fazer de tudo para se manter no poder.

A questão é narrada de forma clara e direta, personificada por Bertrand Saint-Jean (Olivier Gourmet), então Ministro dos Transportes da França, acordado no meio da noite por um telefonema, informando sobre um acidente com um ônibus cheio de crianças. O fato desperta discussões sobre transportes e  privatizações, forçando Bertrand tomar decisões, visando reparar os prejuízos ao governo às vésperas das eleições.


Aos poucos, ele aprende a ser digerido pelo viciado mundo da política, simbólica e metaforicamente representada pela cena em que uma mulher nua é engolida pelo jacaré, ou seja, o poder engole quem o exerce.


A trama inteligente desperta curiosidade e interesse no espectador, ao se deparar com questionamentos sobre o papel do ser humano no âmbito do poder, suas fragilidades, apego, pressões políticas e tentativas de manter a dignidade.

O diálogo ácido dá o tom político de um filme político, extraindo de sua essência a podridão que deteriora o sistema e altera a capacidade de valor e ética.
 
A direção e o roteiro são Pierre Schöller. França/Bélgica / 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário