quarta-feira, 31 de julho de 2013

FILME / MOVIE: O Grande Gatsby / The Great Gatsby


É um filme para ser visto e apreciado pela riqueza da reconstituição de época, cenários grandiosos, produção bem elaborada, bom ritmo e forte narrativa.

A história é narrada por Nick Carraway (Tobey Maguire) para seu médico psiquiatra que o incentiva a escrever sobre questões que o angustia, ou seja, sua própria vida.


Em flashbacks, conhecemos o narrador ao desembarcar em Nova York, na década de 1920, deixando de lado o sonho de ser escritor para se tornar investidor e trabalhar na Bolsa de Valores, com o objetivo de enriquecer.

Ao chegar, encontra-se com sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan) e seu marido e também amigo de infância, Tom Buchanan (Joel Edgerton). Eles passam a ter uma convivência bastante estreita.


Nick instala-se numa casa ao lado de uma mansão que instiga sua curiosidade, não só pelas maravilhosas e movimentadas festas como pelo enigmático e poderoso dono, chamado Jay Gatsby, encarnado com maestria por Leonardo DiCaprio. 


Jay Gatsby é um homem muito rico, poderoso, misterioso, extravagante, vaidoso e de moral duvidosa. Sente uma intensa necessidade de voltar ao passado e reconquistar a sua amada Daisy. 


O fascínio por seu vizinho se transformou numa forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy, ele decide reaproximar os dois e torna-se o cupido de uma trágica história de amor.

O filme seduz e encanta pelas belas fotografias e excessos de cores, pela trilha sonora estilosa e envolvente, pelo charme e glamour das festas, pela reconstituição da época, pelo figurino impecável e pela condução do roteiro muito próximo ao texto original.

Elenco afinado e competente, sabendo dosar o vazio e a frustração de seus personagens complexos e insensíveis. Merece destaque especial.

O espectador é transportado magicamente para um mundo irreal, artificial, fascinante e humanamente passível de surpresas, mesmo as mais inesperadas. Muito bom. Vale a pena conferir.

Adaptado do romance homônimo de F. Scott Fitzgerald (1925).

Dirigido por Baz Luhrmann, lê-se, Moulen Rouge. Austrália/EUA / 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário