domingo, 21 de julho de 2013

Lançamento do Livro e Exposição Tropicália ou Panis et Circencis




Está acontecendo na Caixa Cultural Salvador a interessante exposição Tropicália ou Panis et Circencis inspirada no disco-manifesto tropicalista, lançado em 1968 e considerado um importante marco da história da música brasileira.

Vale lembrar que no final dos anos 60, o Brasil passou por grandes movimentações artísticas e culturais,tendo como pano de fundo o regime político repressor vigente na época, o que possibilitou o surgimento de novas propostas nas esferas culturais, no cinema, nas artes visuais, no teatro, na literatura e na música, esta, destaque para o grupo tropicalista.

O movimento que passou a se chamar Tropicalismo ou Tropicália, foi um movimento musical inovador. A partir da heterogeneidade da cena cotidiana e de aspectos políticos, sociais e comportamentais, resultou no estímulo às críticas, no rompimento com a tradição e abriu diálogo com a cultura de massa e o modernismo.

Como movimento musical, teve forte influência de vários estilos musicais, incorporou o pop-rock americano e inspirou-se no rompimento de amarras para criar o álbum Tropicália ou Panis et Circencis.

O álbum foi criado coletivamente por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Mutantes, Gal Costa, Tom Zé, Torquato Neto, Capinam e o maestro e arranjador Rogério Duprat.

 E em 08/1968 foi lançado o disco-manifesto tropicalista, registro de composições que deu voz às críticas desde o conservadorismo da sociedade até o regime ditador. São 12 canções que traduzem a liberdade de expressão, a liberdade de escolha.

A partir desse marco, que foi contemplado com um belo e significativo pôster, agora ressurge por meio de projeto editorial, sob a curadoria da pesquisadora Ana de Oliveira.

A exposição homônima reúne textos de autores diferentes e obras criadas por artistas plásticos brasileiros e estrangeiros reinterpretando o pensamento plural, além do lançamento do livro Tropicália. Vale a pena conferir.

Tropicália ou Panis et Circencis
Onde: Caixa Cultural Salvador - Av. carlos Gomes, nº 57 - Centro
Quando: de 03/07 a 04/08, de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada Franca


Fotos/Imagens: Leyla Alban

Nenhum comentário:

Postar um comentário