sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Estilo de Quentin Tarantino


Foto/Imagem: Divulgação

O genial e cultuado Quentin Jerome Tarantino, conhecido mundialmente por Quentin Tarantino, nascido no Tennessee, em 27/03/1963, ocupa um lugar de destaque e prestígio no fascinante mundo da Sétima Arte.

O diretor, roteirista, produtor de cinema e ator americano norteia seus trabalhos pelo considerável conhecimento de filmes que vem adquirindo, passando por faroeste-espaguete, populares até o considerado "cinema de arte".

Começou a carreira desde cedo. Aos 22 anos de idade escreveu seu primeiro roteiro “Captain Peachfuzz and The Anchovy Bandit”.

As primeiras tramas vendidas, “True Romance” (Amor à Queima Roupa) e “Natural Born Killers” (Assassinos por Natureza) deram o ponta pé inicial para fama, que despontou a partir da década de 1990, através de filmes independentes,  destacando-se por roteiros memoráveis, diálogos inteligentes e excesso de violência, o que mudou a cara do cinema de Hollywood.


Em 1992, Tarantino lançou seu primeiro filme “Reservoir Dogs” (Cães de Aluguel), uma estilosa e violenta produção que definiu o tom de suas obras e marcou sua carreira definitivamente.


Em 1994, o sucesso “Pulp Fiction” ganhou o prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes.


A partir daí, construiu um lastro de fama em cima de características e elementos que marcam seus trabalhos e estilo, como temáticas de vingança, roteiros complicados, personagens destemperados, violência e sangue, faroeste a mexicana, artes marciais, referências pop e trilhas sonoras vibrantes e articuladas com a trama.

É impossível resistir ao charme e fascínio das obras de Tarantino que brinca magicamente no imaginário popular. Transformar o impopular em popular, o feio em bonito, o real em irreal, o bom em mau, o lixo em luxo, são suas marcas registradas. Cult e pop, digital de Quentin Tarantino.

Foto/imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário