sexta-feira, 26 de julho de 2013

FILME: Tropicália



O filme Tropicália é um interessante e proveitoso documentário sobre o movimento musical da história do Brasil, que se delineou na década de 1960, liderado por nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil e teve como pano de fundo o regime da ditadura militar vigente na época.

O longa ao resgatar imagens de arquivos, vídeos e áudios, um verdadeiro compromisso com a época, traça um panorama do movimento cultural tropicalista e da luta de seus protagonistas pela liberdade de expressão no país. 

Este artifício dinamizou a análise sobre o movimento musical homônimo, resgatando uma fase em que a cena musical fervilhava e ansiava por mudanças no cenário político e cultural. 

Através de uma narrativa fácil e ágil e imagens memoráveis, vão sendo reveladas para o espectador pérolas dos célebres festivais da música brasileira, como Gilberto Gil e Os Mutantes cantando “Domingo no Parque”, Caetano Veloso no III Festival Internacional da Canção sendo vaiado ao cantar “É Proibido Proibir”.

O filme vale pelo vasto material e trabalho de pesquisa, pela edição das preciosas imagens, pela compreensão do inesgotável movimento, por dialogar com o passado e resgatar pontos polêmicos, e ao mesmo tempo efervescente da história da música popular brasileira. 

Vale por tudo isso e muito mais. Para os que viveram a época e para os que querem aprender sobre a história.

Direção de Marcelo Machado. Brasil / 2012.

Fotos/Imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário