segunda-feira, 1 de julho de 2013

FILME / MOVIE: Educação / An Education



Década de 1960. O filme conta a história de uma adolescente de 16 anos, bonita e inteligente, regida por tabus de uma criação rígida e tradicional, de repente se vê dividida entre o amor e suas oportunidades e a educação acadêmica que tanto deseja.


Conhecemos Jenny Millar encarnada com competência e talento por Carey Mulligan que vive com os pais no subúrbio de Londres. Esperta e bem comportada, estuda no colégio só para meninas. Tem um sonho na vida: estudar literatura inglesa na Universidade de Oxford. Mas, os anseios que a adolescente alimenta são de uma vida mais liberta e cheia de emoções.


Certo dia, porém, surge em sua vida um homem mais velho e charmoso chamado David Goldman ((Peter Sarsgaard) que vai lhe apresentar um mundo libertador, emocionante e interessante, bem diferente do que ela está acostumada, regado a concertos de música clássica, restaurantes sofisticados, leilões de artes, viagens a Paris e muito, muito mais. David lhe proporciona uma educação (título do filme) que só se aprende na escola da vida.

 
Jenny sente-se totalmente seduzida por ele e atraída pelas novas experiências, passando a questionar sobre o valor da educação formal e o aprendizado da vida. O que a garota não poderia prever é que a vida não é somente glamour e muito menos previsível.


O longa é encantador e envolvente. A fotografia discreta e elegante dá o tom da trama. O cenário de bom gosto marca ponto na reconstituição da época e destaque para a contagiante trilha sonora.

Baseado no livro de memórias autobiográficas do mesmo título escrito pela jornalista britânica Lynn Barber.

Dirigido por Lone Scherfig. EUA / Reino Unido / 2009.





Nenhum comentário:

Postar um comentário