sexta-feira, 5 de julho de 2013

FILME / MOVIE: Terapia de Risco / Side Effects



É uma trama psicológica instigante e inteligente que aborda questões complexas e discutíveis como a relação entre médico X paciente X indústria farmacêutica, contextualizada pelo estado emocional da paciente Emily e seu médico psiquiatra Dr. Jonathan Banks.

Emily Taylor (Rooney Mara) e Martin (Channing Tatum) formam um casal bem sucedido até o dia que ele é preso por revelar informações privilegiadas da empresa onde trabalha.


Quatro anos se passam e a vida de Emily continua, apesar de ter sido acometida de crises de ansiedade e depressão. Martin sai da prisão e aparentemente, tudo volta ao normal, até ela tentar o suicídio. Ops! Algo muito errado está acontecendo. Emily é atendida em um hospital psiquiátrico pelo Dr. Jonathan Banks (Jude Law) que passa a acompanhá-la e inicia o tratamento com medicamentos.


Por não obter respostas satisfatórias, o médico investiga sua paciente com a Dra. Victoria Siebert (Catherine Zeta-Jones) que recomenda um novo medicamento, lançado no mercado para conter a ansiedade, chamado Ablixa.


Durante o tratamento com terapia e remédio, Dr. Jonathan percebe mudanças significativas no comportamento de sua paciente, uma morte acontece e a situação sai do controle, trazendo consequências inesperadas para os envolvidos.


O filme mistura o gênero policial e suspense a um enredo bem elaborado que abre reflexão sobre os métodos utilizados pelos médicos e o retorno financeiro ao fazer testes com medicamentos na população para fomentar a ganância da indústria farmacêutica.

O thriller distingue-se pela discreta e sóbria fotografia, pelo elenco afinado e fiel à conspiração e pela trilha sonora que dá o tom crescente da tensão envolvente. Prende atenção e inquieta o espectador ao investir em cenas intensas e recheadas de reviravoltas. Vale a pena conferir.

Roteiro escrito por Scott Z. Burns. Dirigido por Steven Soderbergh, lê-se “Contágio”, “Traffic”, “Onze Homens e Um Segredo”, “A Toda Prova”, entre outros . EUA / 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário