quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval: O Início do Palco Democrático



Para se ter uma visão histórica do início das bandas e dos blocos de carnaval de Salvador/Bahia, cujo princípio básico era tocar para o povo nas avenidas e ruas da cidade que até hoje permanece como palco e o coração dessa grande folia.

O carnaval é a mais pura manifestação do patrimônio da cultura baiana. A espontaneidade, a alegria e a diversidade são sinônimos desta mega festa.

A partir de 1950 o trio elétrico foi um meio que o povo encontrou para disseminar alegria. Já por volta dos anos 1960 e 1970 o povo foi para o meio das ruas, brincando e tornando a festa verdadeiramente popular.

Os blocos de trio apareceram por volta de 1978 com o Camaleão e de lá pra cá só cresce esse mercado andante altamente competitivo e rentável. Um fenômeno!!!

A criação e a fonte de inspiração carnavalesca deve muito a cinematografia, que vem desde os anos de 1920, mas só começa a entrar no carnaval no fim dos anos 1940. Os blocos baianos se espelharam nesse universo de magia e no apelo visual das fantasias para reproduzir nos blocos.

Vemos, então, por ordem cronológica o movimento dessa equação de diversidade, que centra até hoje no princípio da pluralidade. É um verdadeiro êxtase de uma máquina que não para, não cansa, não desanima, só aglutina.

Vejam um pouco do histórico dessa “varanda da alegria”:

1894 – Surgem os afoxés com os ritmos das batucadas

1900 – Surgem os bailes de máscaras com as marchinhas e bandas de sopros

1947 – Criação do bloco Arranca Toco que depois passou a se chamar Mudança do Garcia

1949 – Criação do afoxé Filhos de Gandhy

1950 – Dodô e Osmar criam a Fobica que se apresentava com guitarras elétricas e amplificadores

1960 – Surgem as “mortalhas” contrastando com os Pierrôs e Colombinas

1962 – Surge Os Internacionais

1964 – Bloco do Jacu

1970 – Surgimento dos blocos

1972 – Movimento da Tropicália – Caetanave

1974 – Surge o bloco afro Ilê Aiyê

1975 – 25 anos de Trio Elétrico

1978 – Surge o Camaleão

1979 – Fundação do Olodum

1981 – Surgem os blocos afro Muzenza e Ara Ketu

1985 – Lançamento do “Fricote” por Luiz Caldas e Paulinho Camafeu dando início ao Axé Music

1991 – Surge o Chiclete com Banana

1992 – Surge a Timbalada

1993 - Surgem os “abadás” - o primeiro bloco a adotar foi o Eva, comandado pelo Asa de Águia.

1995/96 – Instalação dos camarotes nos espaços públicos

A partir de 2000 começou a profissionalização dos trios elétricos e consequentemente essa manifestação do patrimônio cultural da Bahia como uma inesgotável fonte de alegria e energia.

E na composição de Moraes Moreira e Armandinho Macedo em “Chame Gente” ….

"Ah, imagina só
Que loucura é essa mistura
Alegria, alegria o estado que chamamos Bahia
De todos os santos, encantos e axé
Sagrado e profano, o baiano é carnaval
No corredor de história
Vitória, Lapinha, Caminho de Areia
Pelas vias, pelas veias
Escorre o sangue e o vinho
Pelo mangue Pelourinho
A pé ou de caminhão
Não pode faltar a fé
O carnaval vai passar
Na Sé ou no Campo Grande
Somos os Filhos de Ghandy
De Dodô e Osmar
Por isso chame, chame, chame, chame gente
E a gente se completa
Enchendo de alegria
A praça e o poeta
É um verdadeiro enxame, enxame, enxame de gente
E a gente se completa
Enchendo de alegria
A praça e o poeta"



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