sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

FILME / MOVIE: Os Descendentes / The Descendants


É um longa baseado no drama familiar de Matt King (George Clooney), casado e pai de duas filhas adolescentes que está enfrentando sérios problemas devido ao acidente de barco de sua esposa Elizabeth King (Patricia Hastie). Essa situação vai abrir caminho para ele reavaliar seu passado, reaproximar e construir um futuro melhor com suas duas filhas.

Vamos conhecendo Matt, advogado bem sucedido, no momento está defendendo os interesses da família e dos primos por conta de um terreno de 25 mil acres, herdado de seu tataravô na ilha de Kauai. Por causa das especulações comerciais e turísticas, vê-se tentado a vender, o que renderia um bom dinheiro para todos, já que por ser o único depositário de confiança, ele tem a palavra final na decisão da venda ou não do terreno.

Devido ao envolvimento e preocupação com os negócios, negligencia na proximidade afetiva com as duas filhas, Alexandra (Shailene Woodley) a mais velha de 17 anos, a mais nova Scottie (Amara Miller) de 11 anos e a própria esposa que o está traindo.

Mas, o acidente de barco de sua esposa e o consequente estado de coma, desencadeia uma série de situações cotidianas que o fazem reavaliar a aproximação com as filhas e tentar recuperar o amor e respeito dos laços da família. Árdua missão.

Nesse cenário, as situações do dia a dia vão buscando respostas, gerando perguntas, surgindo revelações, fazendo com que Matt busque forças para superá-las.

A narrativa destaca as fraquezas de um homem e pai ao mesmo tempo e o preço pago pela ausência dele na família, não sabendo lidar com as filhas em idades e fases diferentes, além do fato de ficar dividido em relação as suas raízes. A boa construção dramática e sintonia do elenco fortalecem a película.

É um filme que cativa pelo tom de seriedade com que é tratado questões familiares tão dolorosas, estabelecendo um elo com o espectador que se envolve com o drama da família e torce para que tudo resolva bem. É a vida imitando a arte e a arte imitando a vida.

Vale ressaltar o desempenho de George Clooney e a veia dramática que imprime no papel de Matt.
As fotografias são inspiradas na paradisíaca Waikiki. A trilha sonora é bastante agradável.

Vencedor do Globo de Ouro 2012 nas categorias de Melhor Filme – Drama e Melhor Ator para George Clooney.

O diretor de fotografia é Phedon Papamichael e a direção é de Alexander Payne. EUA / 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário