sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Quando a História do Cinema Quer Falar ... Oscar - A Maior Festa do Cinema – Parte III





A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood / Academy of Motion Pictures Arts and Sciences – AMPAS – foi  fundada em maio de 1927 por Louis B. Mayer, Douglas Fairbanks, Mary Pickford e mais 34 personalidades do cinema americano.

É considerada a instituição mais importante da cinematografia mundial. Seu principal objetivo é incentivar o aprimoramento técnico e artístico das produções hollywoodianas. 

Conhecendo um pouco da história, a primeira cerimônia de entrega do Oscar foi em 16/05/1929, na Blossom Room do Hollywood Roosevelt Hotel, de propriedade do então presidente da Academia, Douglas Fairbanks e sua esposa Mary Pickford. Na ocasião, foi oferecido um jantar para 250 pessoas, entre indicados e convidados e o anúncio dos vencedores durou poucos minutos.

Até 1943, a entrega dos prêmios era realizada em almoços ou jantares. Nessa época, os vencedores eram escolhidos pelos executivos dos estúdios. 

Hoje os membros votantes fazem suas escolhas dentro de sua área específica, ou seja, ator vota em ator, por exemplo, e a exceção fica por conta de categoria de melhor filme, em que todos os integrantes do AMPAS têm direito a voto.

A empresa de consultoria e estatística Price Waterhouse organiza a votação, ou seja, apura os votos e cuida para que tanto o público quanto os integrantes da AMPAS só saibam os nomes dos vencedores na hora em que os envelopes lacrados são abertos no palco, durante a cerimônia de entrega dos prêmios.

Em 2010, a AMPAS  anunciou novas regras para a cerimônia de entrega do Oscar. A mudança maior ficou por conta da categoria de melhor filme, que, até 2009, contava com cinco indicados e, em 2010, passou a ter dez concorrentes, mesmo não conquistando a principal estatueta, a simples indicação já é uma espécie de reconhecimento.

Oficialmente chamada de Academy Awards of Merit ou Prêmio ao Mérito da Academia, a estatueta do Oscar foi criada pelo diretor de arte da MGM, Cedric Gibbons e esculpida por George Stanley. Ela representa a imagem de um homem forte segurando uma longa espada sobre um rolo de filme. A estatueta mede 34 cm de altura, pesa 3,850 quilos, é composta por 92,5% de estanho e 7,5% de cobre e é banhada a platina e ouro 24 quilates.

Como curiosidade, durante a 2º Guerra Mundial, a estatueta de metal foi substituída por gesso para cortar gastos. A origem do nome ainda é incerta, há várias versões e apelidos que surgiram em 1931, no entanto, informalmente o nome só foi usado na cerimônia de 1932.  A Instituição só o oficializou na cerimônia de 1939.

A popularização se deu com a primeira transmissão televisiva do evento em 1953 para os EUA e o Canadá. Atualmente, a cerimônia é transmitida para quase todos os países do mundo.

Entre os recordistas do prêmio estão Tom Hanks e Spencer Tracy, visto que ganharam, por dois anos consecutivos, cada um, o Oscar de Melhor Ator.
  • Hanks, por  Filadelfia / Philadelphia  (1993) e Forrest Gump – O Contador de Histórias / Forrest Gump  (1994);
  • Tracy, por  Marujo Intrépido / Captain Courageous (1937) e Braços Abertos / Boys Town (1938)

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei / Lord of the Rings: The Return of the King (2003) é recorde por ganhar todas as 11 estatuetas a que concorreu desbancando Ben-Hur (1959) e Titanic (1998).

A primeira mulher a receber a estatueta de Melhor Direção foi Katheryn Bigelow em 2010 por Guerra ao Terror / The Hurt Locker  (2008).

A primeira participação brasileira no Oscar foi uma co-produção entre Brasil e Portugal - O Pagador de Promessas  (1962), dirigido por Anselmo Duarte e indicado na categoria de melhor filme estrangeiro. 

E dentre as mais importantes do Brasil, ficam a cargo de Central do Brasil (1998), de Walter Salles e Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles. O primeiro concorreu em duas categorias: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro, e o segundo filme a quatro prêmios: Direção, Edição, Fotografia e Roteiro Adaptado.

A transmissão começa às 15 hs, o chamado “pré show” que consiste na cobertura do tapete vermelho, com a chegada das celebridades e as disputadas entrevistas. Só por volta das 17 hs é que começa a transmissão do evento.

A cerimônia intercala momentos de graça e emoção que ajudam a quebrar a seriedade e a tensão da festa. Os números musicais tem se tornado mais ecléticos, há uma diversidade musical e coreográfica muito grande.

Desde 2002, o Oscar é apresentado no Kodak Theatre  no coração de Hollywood com capacidade para 3.400 lugares e atualmente é a premiação mais importante e prestigiada do cinema mundial.


                                        "Referência bibliográfica: A Fantástica Fábrica de Filmes da autora Ana carolina Garcia ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário