terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Quando a História do Cinema Quer Falar ... Parte I



Em tempos de premiações, o soprodeideiasnoar não poderia deixar de falar sobre a poderosa comunidade Hollywoodiana e os burburinhos e rituais que envolvem essa engrenagem monumental que dá asas a imaginação, se consagra como a maior máquina de entretenimento do mundo e que faz girar uma roda gigante de emoções e divertimentos.

São muitas as solenidades de importância para o cinema mundial, não apenas as produzidas em Hollywood, e que tornam os profissionais e os estúdios de cinema bastante disputados e valorizados, como:

- Festival de Veneza;

-Festival de Cannes;

- BAFTA AWARDS – entregue pela Academia Britânica de Artes de Filme e Televisão (British Academy of Film and Television Arts – BAFTA), espécie de Oscar inglês;

- DGA Awards – Directors Guild of America – DGA;

- SAG Awards – Screen Actors Guild – SAG;  

Os dois últimos são considerados uma prévia do Oscar, no entanto, os mais relevantes e pleiteados para os espectadores são o Oscar e o Globo de Ouro e é sobre eles que irei discorrer nas próximas postagens.

Em contrapartida, existe um prêmio em Hollywood que ninguém quer ganhar,  é o Golden Raspberry Awards ou Razzies, Framboesa de Ouro aqui no Brasil. Este prêmio é oferecido aos piores dos piores da indústria de entretenimento.  É uma paródia ao prêmio da Academia, os votos são dados por pessoas cadastradas no site da fundação e o prêmio é entregue um dia antes, assim como suas indicações são anunciadas na véspera.

Poucos comparecem à cerimônia de entrega do Framboesa de Ouro e o prêmio não é de ouro, é de plástico, pintado com uma tinta dourada e o seu valor não ultrapassa US $5 e é colocado em cima de um rolo de filme, também de plástico. Os recordistas deste prêmio são Sylvester Stallone e Madonna.

No rico universo de Hollywood as duas noites de gala e de pompa mais importantes e influentes são as premiações oferecidas pela AMPAS e pela HFPA, os dois eventos envolvem grandes expectativas, ansiedades e são disputadíssimos, movimentando um mercado publicitário milionário.

Para se ter ideia, um desses prêmios, senão os dois, realizam “milagres” na carreira de qualquer profissional, ou seja, valoriza o artista, proporciona  um peso e importância maior e dá um up grade na carreira, e toda vez que o seu nome for citado, aparecerão como vencedores do Globo de Ouro e/ou do Oscar .

Esses dois prêmios são os mais disputados e apreciados da indústria cinematográfica,  mas para o grande público, o que importa mesmo é torcer para que vença o melhor, segundo suas opiniões, e será sobre esses prêmios que falaremos nas próximas postagens.


 "Referência bibliográfica: A Fantástica Fábrica de Filmes da autora Ana carolina Garcia ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário