terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FILME / MOVIE: Tão Forte e Tão Perto / Extremely Loud and Incredibly Close


 
É um drama que conta a história de Oskar Schell (Thomas Horn) um garoto de 11 anos que após a morte de seu pai Thomas Schell (Tom Hanks) no atentado de 11/09/2001 nas Torres Gêmeas, tudo muda em sua vida e na de sua mãe Linda (Sandra Bullock).

Vamos conhecendo Oskar, um menino culto, inteligente, esperto e determinado, muito apegado ao pai, gosta de aventuras, é inventor amador e tocador de tamborim. Um ano após a morte de seu pai, a “ferida” da dor da perda ainda está aberta e num certo dia, ao explorar o armário e os pertences dele, derruba e quebra um pequeno vaso azul e dentro do mesmo encontra um envelope escrito apenas a palavra “Black”, ao abrir, depara-se com uma chave.

A partir daí, inicia um arrojado plano de ação a começar por uma longa lista telefônica (417 pessoas) e com ele embarcamos (?) em uma cansativa excursão por N.Y. em busca de uma fechadura que se encaixe na tal chave misteriosa e consequentemente possa localizar a pessoa e finalmente desvendar o mistério. Ufa!!! essa longa jornada secreta fará com que Oskar faça novas descobertas, inclusive familiares.

É aí que conhecemos o misterioso inquilino de sua avó, o sr. Max Von Sydow (bela atuação), que sem dizer uma só palavra, consegue se expressar de forma convincente e será o companheiro de pesquisas e de aventuras de Oskar.

O filme é tocante e emociona ao ver o menino em uma busca desesperada por respostas e a superação para resolver o mistério e resgatar o compromisso com o pai, que exerceu um papel muito importante e forte em sua vida. Só assim, está conseguindo se libertar dos “fantasmas do passado”e o espectador percebe que ele não está só, apesar de assim parecer … e se toca com a luta desesperada da mãe para reconectar-se com o filho. Bela lição de amor.

Esse longa concorreu ao Oscar de Melhor Filme e é uma adaptação do livro homônimo “Extremamente Alto e Incrivelmente Perto” de Jonathan Safran Foer.

A trilha sonora é de Alexandre Deplat, lê-se “O Discurso do Rei”, o figurino é de Ann Roth, lê-se “O Paciente Inglês” e o roteiro é de Eric Roth, lê-se “Forrest Gump-O Contador de Histórias e O Curioso Caso de Benjamin Button”.

A direção é do britânico Stephen Daldry, lê-se O Leitor, Billy Elliot, As Horas. EUA/ 2011. Vale a pena conferir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário