quinta-feira, 24 de maio de 2012

Caravaggio – O Estilo Único de Um Artista


São Jerônimo que Escreve (1605-1606)
San Giovanni Battista (1604)

Abriu na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte no dia 22/05 a 15/07, a exposição do pintor italiano Michelangelo Merisi (de Caravaggio) (1571-1610), o mestre Caravaggio.

O nome artístico Caravaggio se origina da pequena aldeia natal de sua família.

A exposição Caravaggio e Seus Seguidores faz parte da programação do Momento Itália-Brasil. É a maior realizada na América Latina em número de obras e estas vieram dos principais museus da Itália e de coleções particulares.

A mostra reúne 06 quadros originais e as outras 14 obras pertencem aos seus discípulos chamados “caravaggescos” , ou seja, os seguidores do estilo do artista.

Fazem parte da exposição outros trabalhos consagrados como São Jerônimo que Escreve, São Francisco em Meditação, Retrato do Cardeal, São Januário Degolado.

É considerado o maior representante do estilo barroco, causou grande impacto na época devido a arte de manipular o jogo de luz e sombra, dando um toque de complexidade em suas obras.  Até hoje existem 62 quadros de sua autoria comprovados.

A 1ª Mostra que aconteceu em 1954 expôs duas obras do artista na Oca, no Parque Ibirapuera, em comemoração ao quarto centenário de São Paulo.

A exposição segue rumo ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) no período de 26/07 a 30/09 e depois será montada em outubro no Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires.

Tela Medusa Murtola (1597) - um dos destaques da exposição
Tela São Francisco em Meditação (1606)

Um comentário:

  1. Oi Leyla, estava fazendo algumas pesquisas no google e encontrei este blog. Achei muito interessante, você tem ótimas ideias! Ainda mais que o relacionei com o meu novo blog (acabo de criar um destinado também a cultura). Parabéns, vou segui-lo com certeza.
    Abraço

    ResponderExcluir