quarta-feira, 23 de maio de 2012

Donna Summer – A Diva da Dance Music

Seu último Disco CRAYONS


Morreu no dia 18/05 a Rainha da Era Disco, a cantora nascida LaDonna Adrian Gaines (1948-2012), conhecida popularmente como Donna Summer.

Estourou nas paradas de sucesso, principalmente na Europa na década de 1970, época das famosas e eletrizantes discotecas. Representou a juventude de uma geração. E que geração!

Deu voz a enormes sucessos nos anos 70, como Love to Love You Baby, I Feel Love, Hot Stuff, Bad Girl, Last Dance e tantos outros que incrementavam as festas.

A maioria das músicas foi composta por ela mesma, o que a permitiu transitar por vários gêneros, conseguindo emplacar um estilo próprio, espalhando pelo mundo uma legião de fãs e admiradores.  Dentre os gêneros, destaca-se o pop, disco, dance-pop, gospel, e tantos outros.

Deixou um enorme legado na história da música. Vendeu mais de 130 milhões de discos, tendo recebido 5 Prêmios Grammys e 6 American Music Awards (AMA).

Foi a primeira artista com 3 álbuns duplos consecutivos no 1º lugar do top de vendas nos EUA.

Em 1978 atuou no filme “Até que Enfim é Sexta-Feira” na qual cantava a música Last Dance, através da qual ganhou seu primeiro Grammy.

Ao longo da carreira, lançou 17 álbuns de estúdio editados desde 1974, sendo o mais recente Crayons, de 2008. To Paris with Love foi o último lançamento oficial da cantora.

No Brasil a sua última turnê foi em 2009, onde se apresentou em São Paulo e Rio de Janeiro. Até hoje o seu trabalho é aplaudido pela crítica. Merecido.


soprodeideiasnoar reverencia o legado deixado por Donna Summer que tanto fez, popularizou e disseminou os hits de uma época altamente inovadora e contagiante.  Deixou saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário