quarta-feira, 9 de maio de 2012

FILME/MOVIE: A Guerra está Declarada / La Permission de Minuit


É um drama e testemunho familiar inspirado na história real do casal Roméo (Jérémie Elkaïm) e Juliette (Valérie Donzelli) que ao se conhecerem em uma festa não imaginariam que a coincidência ou não dos nomes iria alimentar um destino tão doloroso e cruel na vida deles.

O casal se apaixona, casa e tem o primeiro filho Adam (Gabriel Elkaïm aos 8 anos e César Desseix aos 18 meses), que após alguns meses de vida é detectado um tumor cerebral. Começa a partir daí, todo o drama e sofrimento da família que se mobiliza, muda a rotina e com ela a corrida contra o tempo, pelos consultórios médicos e pelos corredores de hospitais para a cura do menino.

O curioso do filme é a disposição do casal na vida real em contar a própria história e levar para o cinema, recriando e revivendo tudo de novo, dando uma dimensão autobiográfica. Sem dúvida uma forma de processar melhor o sofrido episódio.

A cineasta francesa Velérie protagoniza e dirige com o marido e ator Jérémi a própria história pessoal através de um roteiro sensível e inteligente, de maneira bastante especial e peculiar, com pitadas de doação e otimismo, regado a muito, muito amor e união de toda a família. É emocionante. A química e dinâmica do casal é fantástica, imprime realismo na luta do casal pela cura do filho. 

O título já explicita a temática do filme, ou seja, que a “guerra está declarada” para a luta pela vida, para a sobrevivência contra as adversidades e intempéries e o fortalecimento dos laços familiares através da dor. É acima de tudo uma lição de coragem, superação e amor. É um retrato honesto da vida.

Destaque para a trilha sonora assinada por Pascal Mayer que consegue pontuar com maestria os momentos de tensão e o drama vivido, sendo compatível com o complicado tema.

Foi exibido no Festival de Cannes, Festival do Rio, Festival de Atenas, Festival de Turim, dentre outros, em 2011.

Foi selecionado como candidato francês na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar/2012. Esse é o segundo longa dirigido pela atriz e Roteirista Valérie Donzelli. O primeiro foi La Reine des Pommes (2009).

A direção e o roteiro são da própria Valérie Donzelli,  lê-se Por Que Você está Chorando.   França / 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário