segunda-feira, 21 de maio de 2012

FILME / MOVIE: Plano de Fuga / Get the Gringo


É um thriller policial regado a muita ação, tiros e sangue que conta a história de Gringo (Mel Gibson), um assaltante que ao fugir da polícia americana e cruzar a fronteira do México é pego com o fruto do roubo do banco, capturado e enviado para a prisão local El Pueblito.

Ao ser capturado pela polícia mexicana, ele é enviado para o presídio e mantido preso. O local é altamente deprimente e nojento, controlado por bandidos, viciados, assassinos, elementos da pior espécie e policiais corruptos enfim, o submundo impera nesse antro de delinquentes.

Para sobreviver nesse lugar sujo e caótico, Gringo, inteligente e sagaz, tenta se virar, vai se situando como as coisas funcionam, quem manda lá dentro e quais os pontos que pode atacar para conseguir escapar.

A partir daí, articula um plano de fuga , mas para isso, faz amizade com um garoto de 9 anos que está condenado a um destino cruel que é  doar o seu fígado para o chefão do crime dentro do presídio. 

Juntamente com a mãe, o menino (Kevin Hernandez) tenta ajudar o americano a sair desse “hospício” de marginais.

O longa começa em ritmo acelerado e se mantém numa sequência de ações bem executadas e dramáticas. A direção de arte faz uso de elementos repugnantes e asquerosos para caracterizar uma “favela” dominada por gente da pior espécie.

Esse filme marca o retorno de Gibson no cinema de ação, expondo a sua boa forma física e o seu carisma.

O orçamento girou em torno de US$ 20 milhões.  Esse é o 3º trabalho de Adrian Grunberg junto com o ator. O 1º foi Apocalypto (2006) e o 2º O Fim da Escuridão (2010), ambos como assistente de direção.

Inicialmente o filme teria o título original  “How I Spent My Summer Vacation”.
O roteiro é assinado por Adrian Grunberg e Mel Gibson e a direção é de Adrian Grunberg.   EUA / México / 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário