segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Che Guevara - Olhar de Fotógrafo


Imagem/Fonte: Google

Foi inaugurada este mês em Pequim e exibida pela primeira vez na Ásia uma exposição fotográfica que reúne 232 imagens tiradas pelo símbolo da revolução cubana "Che" Guevara em diversos períodos de sua vida.

O líder revolucionário nasceu Ernesto Rafael Guevara de La Serna em Rosário, na Argentina (1928-1967) e herdou o gosto pela fotografia através de seu pai. Esse lado pouco conhecido só foi descoberto recentemente.

Em sua trajetória de vida foi político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano. A sua figura representa um símbolo de importância mundial e até nos dias atuais desperta grandes paixões.

 A mostra reúne fotografias da época em que Che era apenas uma pessoa desconhecida e registra a sua fase como ministro da indústria do governo cubano,  durante a viagem ao México para assistir aos jogos Pan-americanos de 1955, onde exerceu a função de fotógrafo profissional e jornalista bem como no período em que foi embaixador da revolução cubana.

Segundo seu filho, Camilo Guevara March, a seleção  "... forma uma espécie de viagem itinerante ..." da vida do guerrilheiro e foram escolhidas "...de acordo com os períodos vitais e pelo seu valor artístico ...".

Foi montada no centro de arte e fotografias Three Shadows, no distrito artístico de Caochengdi, onde são exibidos filmes, em especial as imagens de uma viagem a China.

A mostra já viajou 13 vezes para fora do território cubano e é a primeira vez no continente asiático. Ficará aberta até o dia 10/10.


Imagem/Foto: Google

Imagem/Foto: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário