terça-feira, 18 de setembro de 2012

FILME / MOVIE: O Ditador / The Dictator




É uma comédia extravagante, de humor grosseiro e ácido que conta as aventuras do General Almirante Shabazz Aladeen encarnado com habilidade e desenvoltura por Sacha Baron Cohen, ditador excêntrico da República de Wadiya, localizada no norte da África que luta para manter a tirania no país a qualquer custo e, para isso, executa barbaridades e cultua a própria imagem como erguer estátuas em sua homenagem e criar seus próprios jogos olímpicos.

Tudo caminha a seu gosto (?) até que a comunidade internacional suspeita que Wadiya está desenvolvendo armas e testes nucleares, então o seu General é intimado a se explicar na sede da ONU, em Nova York.

Ao chegar, ele é seqüestrado e ameaçado de tortura, raspam-lhe a barba, mas ele consegue escapar sem ser reconhecido e  descobre sobre a conspiração de seu tio Tamir (Ben Kingsley) que tenta substituí-lo por um sósia e democratizar Wadiya.  

Com a ajuda da vegetariana e feminista Zoey (Anna Faris) ele aprende a ser humano e civilizado e o destino, bem ... este se encarrega de fazer o resto ...

É um filme politicamente incorreto, de gosto duvidoso, com cenas e diálogos vulgares que produzem incômodos no espectador que no final fica na dúvida (será?) se valeu o ingresso.

O que se aproveita mesmo são as críticas aos líderes mundiais que tentam acabar com a democracia e oprimir o povo.

As locações foram realizadas na Espanha, N.Y. e nos Marrocos. 

O longa foi inspirado no livro “Zabibah and the King” do líder do Iraque Saddam Hussein. 

Esse é o terceiro filme do mesmo diretor Larry Charles com Sacha Baron Cohen, os outros dois foram Borat (2006) e Brüno (2009).  EUA/2012.



Fotos/Imagens: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário