quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Glauber Rocha – Mais um Olhar Afinado sobre Ele

Foto/Imagem: Divulgação

“ ... Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão ..." Nascido Glauber de Andrade Rocha (1939-1981), conhecido como Glauber Rocha, o baiano que escreveu história na cultura brasileira, em especial no cinema brasileiro.

Mente brilhante. Espírito inovador. Homem controvertido, provocador, instigador, inquieto, delirante, arrebatador e revolucionário. Foi cineasta, ator, roteirista e escritor.

“ ... A imagem, rigorosamente, deve ser um vocábulo, e o cineasta deve escrever com imagens ... " dizia Glauber. Escreveu e pensou cinema. Seu primeiro filme foi “O Pátio” (1959) quando tinha 20 anos. Seguido por “Barravento” (1962), “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “Terra em Transe” (1967), “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969) que conquistou o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, na França.

Figura articulada com a vida política do país, ele foi perseguido e preso pelo regime em vigor na época. Utilizava o cinema como forma de criticar a realidade, “ ... a câmera é um olho sobre o mundo ...".

Deixou um legado de mais de 15 filmes, além de ensaios, romances e peças teatrais. Liderou a corrente artística do Cinema Novo. Pensou em novas plásticas e estéticas visuais. Pensou o novo ...  (Re)pensou o velho ...  Lançou o estandarte da liberdade ...  " ... Estão confundindo minha loucura com minha lucidez ...”, afirmava Glauber.

Foto/Imagem: Divulgação







Nenhum comentário:

Postar um comentário