domingo, 10 de fevereiro de 2013

FILME / MOVIE: A Fita Branca / Das Weisse Band



A história se passa em 1913, antes da 1ª Guerra Mundial, em um vilarejo no norte da Alemanha onde vivem um grupo de crianças e adolescentes que fazem parte de um coral dirigido por um professor primário de uma escola local (Christian Friedel) e narrador da história que também desempenha um importante papel  de investigador de estranhos acontecimentos que estão acontecendo no vilarejo.


Como um estranho acidente com o médico (Rainer Bock) que foi vítima de uma armadilha para derrubar o seu cavalo,  um celeiro incediado, crianças sequestradas e torturadas ... enfim, uma série de acidentes sinistros atormentam o local, desencadeando um clima de desconfiança e insegurança entre os moradores.


A trama é forte e profunda, filmada em preto e branco contribui para aumentar ainda mais  o clima de crueldade que prevalece na pobre comunidade rural, marcada por um sistema de total servidão diante de um barão que possui a maioria das terras férteis e explora os trabalhadores através de castigos, além das agressões e violência física e psicológica contra crianças, incluindo torturas e estupro incestuoso.


O longa é um clássico, difícil de esquecer não só pelo complexo realismo, cuja abordagens de temas religiosos e sociais refletem a origem de todo tipo de terrorismo, fincado nas raízes do mal, abrindo espaço para o surgimento de gerações futuras que fundaram o nazismo.


Destaque para a densidade da fotografia, fiel ao ambiente histórico e sombrio que contagiava de medo os moradores.

Venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes / 2009 e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

A direção e o roteiro são de Michael Haneke.França/Itália/Áustria/Alemanha/2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário