sexta-feira, 5 de abril de 2013

FILME / MOVIE: As Palavras / The Words



São três tramas paralelas interligadas que retratam as histórias de um escritor renomado, um escritor em busca de reconhecimento e ascensão e um escritor talentoso que teve seu livro perdido no pós Segunda Guerra Mundial.

Entramos na história no tempo presente e conhecemos o famoso escritor e também narrador Clay Hammond (Dennis Quaid) e acompanhamos sua palestra numa universidade sobre seu último livro. 


Em flashback, conhecemos o personagem Rory Jansen (Bradley  Cooper), um escritor sem sucesso que sonha lançar um livro, mas não encontra apoio no fechado mundo das editoras, apenas o da esposa Dora (Zoe Saldana) e do pai.
 

Até que um dia, em viagem de lua de mel a Paris, garimpando objetos em uma loja de antiguidades, Rory é presenteado por sua esposa com uma bela pasta para guardar seus escritos.


Ao retornar para casa, encontra um romance escrito na França no período do pós Segunda Guerra, se encanta e identifica-se com o achado, então decide sozinho, digitar o manuscrito.


É a partir desse ponto que a narrativa esquenta, após uma série de situações e dificuldades, assume a autoria do romance.

Entra o terceiro elemento revelador, um velho vivido por Jeremy Irons que surge como a ligação entre o passado e o presente e o preço que se deve pagar por ter roubado o trabalho intelectual de alguém. 


É uma história discreta e marcante, não emite julgamento, apenas aborda a questão ética e moral do plágio, induzindo o espectador a tirar suas próprias conclusões.

A trilha sonora é assinada por Marcelo Zarvos. Escrito e dirigido por Brian Klugman e Lee Sternthal.  EUA / 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário