quinta-feira, 11 de abril de 2013

FILME / MOVIE: Holy Motors / Holy Motors



É um filme diferente, desafiante, artístico e provocante. Mexe com o imaginário do espectador que é convidado a penetrar no “Holy Motors”, traduzindo, “Motores Sagrados" de uma trama bem conduzida e surrealista que dá vida ao personagem Monsieur Oscar encarnado pelo versátil  Denis Lavant.
 
Somos apresentados a um homem solitário e misterioso chamado Oscar, cujo trabalho é assumir vários personagens e várias vidas instalado numa luxuosa limusine branca que circula por Paris e seus arredores, então, ele se transforma, através de roupas e maquiagens em várias personalidades diferentes e vive vários contextos também diferentes.


Percebemos que o Sr. Oscar representa a vida através da arte ou vice e versa, alterna experiências assumindo novas identidades, como a do mendigo cego e agressivo, o pai vigilante e protetor, um idoso a beira da morte, um assassino e tantas outras histórias e/ou fantasmas da própria vida.

Quem conduz a limusine é Céline vivida por Edith Scob que acompanha a “rotina” desse “ator” da vida real que não explica a sua incessante busca. De que? Pra que? 


O filme não está preocupado em responder, muito menos explicar, o drama não é definitivo, é tudo fantasia, não há interação, não há emoção.

O longa provoca reações, interpretações e não fecha a história em nenhum momento, apenas desperta dubiedade de ficção. Não é essencial entende-lo, basta apreciá-lo.

O filme foi indicado para o Festival de Cannes/2012, tendo recebido muitos aplausos e criticas, foi considerado como uma das melhores criações 2012.

Escrito e dirigido pelo francês Leos Carax. França/Alemanha / 2012.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário