quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Recém Lançado "O Diário de Helga" de Helga Weiss




A artista plástica Helga Weiss, nasceu e vive até hoje em Praga e é a autora desse relato autobiográfico O Diário de Helga que através de seus desenhos e escritos que seu olhar infantil conseguiu captar e seguindo as últimas palavras ditas pelo seu pai e que ela jamais esqueceu “...desenhe tudo o que você vê...”, começou a escrever e a desenhar suas próprias impressões sobre a vida como prisioneira de um campo de concentração, prática comum entre adultos e crianças.

Quando ela tinha apenas 9 anos, as tropas nazistas lideradas por Adolf Hitler tomaram seu país, por volta de 1945, interrompendo dramaticamente a sua infância e mocidade.

Nesse mesmo ano, em Auschwitz, no sul da Polônia, Helga escaparia da câmara de gás, após passar todo tipo de privação, desde que, em 1941 fora enviada para o campo de internamento de Terezín, cidade tcheca transformada em gueto judeu.

Agora, chega às livrarias, o recém publicado livro que revisita o passado e evoca as lembranças de tudo o que aconteceu, desde os fatos importantes de família até a rotina nos campos, relembrando a total exclusão das famílias judias em locais públicos da cidade, relatando o momento histórico por que passava os judeus residentes em Praga. Editora Intrínseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário