segunda-feira, 29 de abril de 2013

Viva! A Personagem Mônica Completa 50 Anos


Divulgação: Maurício de Sousa Produções

A emblemática e querida personagem Mônica, criada pelo desenhista brasileiro Maurício de Sousa, está completando 50 anos de idade, muito bem vividos, diga-se de passagem, através das inúmeras aventuras em quadrinhos que fazem parte de um legado que vem sendo passado de gerações a gerações.
 
Em 03/03/1963, nascia nas páginas do jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo) uma menina de personalidade forte, dentuça, briguenta, baixinha, gordinha e de vestidinho vermelho que tinha um amigo fiel, o coelhinho Sansão.

Divulgação: Maurício de Sousa Produções

Teve sua primeira aparição em uma tirinha do Cebolinha.


Agradou tanto que ganhou destaque nos quadrinhos do jornal, até que em 1970, foi lançada em revista própria, que dava o nome “Turma da Mônica”, com a tiragem inicial de 200 mil exemplares.


Ao longo de 50 anos, a sua trajetória crescente vem se destacando desde o final dos anos 1970, quando virou peça de teatro, baseada na obra Romeu e Julieta, de Shakespeare, além de boneca.

Nos anos 1980, virou longa-metragem, com a estréia de “Estrelinha Mágica”, marcando a estréia da Turma no cinema.

Nos anos 1990, ela e seus amiguinhos apresentaram o Estatuto da Criança e do Adolescente para o público. 

Foi nos anos 2000 que vieram as mudanças mais significativas. Precisamente em novembro de 2007, Mônica tornou-se a primeira personagem fictícia a ser designada embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), devido à influência positiva e de valores que ela exerce sobre crianças e famílias. 

 
Em 2012, ela ganhou sua versão toy e um aplicativo que marcou a estreia da Turma no mundo on-line e em 2013, ano de seu aniversário, será apresentada a “Exposição Mônica 50 anos”, onde será mostrada a trajetória da personagem desde a sua criação.

Divulgação: Maurício de Sousa Produções

Merece destaque o desenhista Mauricio de Sousa, presidente da Mauricio de Sousa Produções (MSP), que hoje é o maior estúdio de quadrinhos e líder do mercado de quadrinhos do Brasil, representando 86% dos gibis consumidos no país.

Segundo afirma, a sua carreira foi influenciada por sua avó pelas histórias que contava e a personagem Mônica foi inspirada na filha do cartunista, também chamada Mônica. Os seus primeiros personagens foram criados em 1959 e de lá pra cá não parou mais. Merecidos aplausos.

Divulgação: Maurício de Sousa Produções



Nenhum comentário:

Postar um comentário