sexta-feira, 19 de abril de 2013

FILME / MOVIE: Uma Noite em 67



Uma Noite em 67 é um daqueles filmes difícil de esquecer. Seduz não só pelo resgate de importantes imagens históricas, por evocar memórias afetivas e pelos ricos depoimentos que esclarecem historicamente um período efervescente e irreverente da história da música no Brasil.

O recorte do documentário é o lendário III Festival da Música Popular Brasileira transmitido pela TV Record, no Teatro Paramount, em São Paulo, no dia 21/10/1967. As muitas entrevistas foram reduzidas a trechos sobre a final do Festival.

Através das preciosas fotos e imagens de arquivo e das entrevistas dos protagonistas da época, o espectador se deleita com os comentários e toda agitação dos bastidores, as apresentações das músicas, a performance dos cantores, com direito a nervosismo e tudo.

Como o pano de fundo era ditadura militar e seu regime repressor, o grande detalhe é a reação e os burburinhos do público diante dos fatos que estavam ocorrendo, manifestados claramente pelas presenças marcantes nos palcos, aplausos e vaias, simbolizando o surgimento de uma nova era, ou seja, sinalizando mudanças.

As mensagens corajosamente eram refletidas através da ousadia das letras das músicas, capturando o momento buliçoso e reprimido da época.

O longa fascina pelo vasto acervo histórico, deliciosa trilha sonora, eternas lembranças do passado e pelas encantadoras apresentações ao vivo, transformando em uma viagem ao passado, mais de 40 anos depois. 

Escrito e dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil. Brasil/2010. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário