domingo, 14 de abril de 2013

FILME / MOVIE: A Caça / The Hunt / Jagten



É um drama psicológico que trata de um tema perturbador, delicado, polêmico e difícil de ser abordado e que provoca um emaranhado de emoções em qualquer parte do mundo, nesse caso, ocorreu numa pequena cidade da Dinamarca.

Conhecemos a rotina dos moradores e percebemos um grupo de homens dedicados aos prazeres da caça de cervos, da bebida e do amor à natureza. 

A história vai flechar um deles, chamado Lucas, encarnado com maestria por Mads Mikkelsen, sujeito tranquilo, simpático e professor de uma pequena escola-creche para crianças. Após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho, ainda adolescente, está fazendo de tudo para reconstruir a sua vida. 


Até que um dia, o destino impõe as suas regras e Lucas é chamado pela diretora da creche para comunicar-lhe que a pequena Klara vivida por Annika Wedderkopp, de apenas 5 anos, disse que ele lhe mostrou as partes íntimas. Detalhe, a menina é filha de seu melhor amigo.


A acusação faz com que Lucas seja afastado imediatamente da creche, não tendo chance de se explicar e muito menos comprovar que nada aconteceu, desencadeando uma série de perseguições, violência física e moral por parte dos moradores da cidade.

A trama é muito bem construída e conduzida nas maõs habilidosas e inteligentes do diretor que sabiamente produz uma tensão crescente a partir dos desdobramentos dos fatos e das reações da comunidade.

O espectador se comove com a turbulência crescente e os novos rumos na vida de Lucas por conta de um turbilhão de emoções histericamente generalizada que toma conta da população. E ardilosamente, o filme induz o espectador também a se identificar com os "caçadores" solidários com a menina e sua família.

Palmas pela atuação brilhante de Mads Mikkelsen que imprimiu veracidade e sutileza nas mudanças na vida do personagem, tanto pelo choque causado pela acusação como pela revolta de ter sido condenado sem provas.

Vale ressaltar o elenco afinado e convincente que deu vida a um drama contido e poderoso, com destaque para a menina Annika Wedderkopp.

Vale lembrar que Mads Mikkelsen, por sua interpretação nesse filme, ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes / 2012.

Dirigido por Thomas Vinterberg, lê-se Festa de Família, Dogma do Amor, Submarino, entre outros. Dinamarca/2012.   Vale a pena conferir. Imperdível.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário