sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Rede de Descanso – Da Inspiração Indígena aos Dias Atuais


Foto/Imagem: Google


Rede de descanso, rede de dormir, rede de balanço ...seja qual nome são chamadas, o fato é que é um utensílio doméstico, uma espécie de tecido com alças, utilizado para repouso e de origem indígena ((hamaka) feitas com cipó e lianas.

Historicamente, durante o período do Brasil colônia era utilizada para dormir, enterrar os mortos no meio rural e como meio de transporte, onde os escravos carregavam os colonos em passeios pela cidade e em viagens.

Com a chegada dos portugueses, as mulheres dos colonos adaptaram a técnica indígena, passando a confeccionar as redes em algodão, enfeitando-as com franjas, modelo utilizado até os dias de hoje.

Atualmente, as redes são fabricadas de diversas formas e materiais, desde as tradicionais de fio, tecidas em tear mecânico ou elétrico até as confeccionadas com tecidos ou material sintético, como o nylon.

Na região nordeste do Brasil, o utensílio ainda continua sendo bastante utilizado tanto para dormir como para descanso e lazer em casas de praia, além de serem sugestivas e decorativas.

Foto/Imagem: Google

Como sinal de modernidade e atrativo, sem abrir mão da tradição, nos novos empreendimentos imobiliários estão sendo instalados redários, ou seja, locais para armar as redes para uso coletivo, estimulando a socialização de seus moradores.

O uso das redes em suas diversas cores, texturas e modelos transformou-se em um tesouro da cultura e do imaginário popular, sendo muito apreciada pelo conforto e bem-estar proporcionado.

Foto/Imagem: Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário