quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Saudações à Lavagem do Senhor do Bonfim


Foto/Imagem: Leyla Alban / No local

É uma longa peregrinação que vai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio até o alto da Colina Sagrada, no Bonfim, aproximadamente 8 km que dura em média 3 h de caminhada, geralmente debaixo de um sol de verão escaldante, mais de pura demonstração de fé e confiança em um dos santos mais festejados e comemorados da cidade de Salvador, na Bahia, o querido e amado Senhor do Bonfim. Salve!!!!!

É uma das principais festas religiosas da Bahia e a maior manifestação popular do Brasil.

O cortejo é composto por dezenas de baianas vestidas a rigor  com seus trajes típicos brancos (alvíssimos) e seus aderêços multicoloridos, carregando vasos com água de cheiro (mistura de seiva de alfazema com água de flores) para lavar as escadarias e o adro da igreja, acompanhadas por cerca de 1.500 integrantes do Bloco Afoxé Filhos de Ghandy, um verdadeiro tapete humano totalmente branco. Bonito de ser ver.

Atrás, os fiéis munidos de fé participam da celebração e acompanham o cortejo vestidos também de branco em homenagem a Oxalá, divindade do candomblé que é associada ao Senhor do Bonfim. Nesse dia, reúne fiéis de todas as crenças e credos. Tocante.

Foto/Imagem: Leyla Alban / No local
A tradicional Fitinha do Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário