sábado, 19 de janeiro de 2013

Janis Joplin - A Eterna e Talentosa Rainha do Blues

Foto/Imagem: Google

Nascida Janis Lyn Joplin (1943-1970), conhecida popularmente como Janis Joplin se estivesse viva estaria completando hoje, dia 19/01, 70 anos.

Mas, como seria ela hoje? em que hall das celebridades estaria atuando? no clube dos veteranos, com certeza. Janis provavelmente seria uma sobrevivente de uma geração que mantinha pouquíssimas representantes do sexo feminino no estrelato pop

Estamos falando dos anos 1960/1970. Janis foi uma figura simbólica dessa época, típica representante do movimento hippie, a famosa rainha do blues, a chamada cantora branca de alma negra.

Estilo único. Marcante, Psicodélico. Cantava o blues através de sua dor e sofrimento e tocava sua guitarra com mãos trêmulas e ao mesmo tempo dona do traçado. Voz embargada pela emoção. Provocava êxtase total. Histeria sem igual. A plateia vibrava absolutamente contagiada pela sua forte presença de palco. Essa foi a era de Janis, simplesmente Joplin.

A sua presença efêmera e marcante com certeza serviu de espelho para muitas, como Amy Winehouse, talvez um pouco das semelhanças trágicas e auto-destrutivas das vidas e carreiras, além das existências conturbadas, polêmicas e cheia de exageros de ambas. Sem desmerecê-las, é claro.

Enfim, foi uma estrela de altíssima grandeza e seu brilho permanece até os dias atuais através de seu legado deixado para o cenário da música no mundo.  

Foto/Imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário