terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FILME / MOVIE: A Primeira Coisa Bela / La Prima Cosa Bella



A trama se passa na cidade de Livorno, na Itália e gira em torno de Anna Michelucci, uma mulher bela, sensual e atraente encarnada na fase jovem por Micaela Ramazzotti que lá pelos idos de 1971, ganha em um concurso de beleza o título de “Miss Mama” e a partir de então, sua sorte muda: é expulsa de casa juntamente com seu casal de filhos por ciúmes do marido (Sergio Albelli).


Triste sina. Sai em busca de uma nova vida e na sua peregrinação passa por várias experiências, vários amores e nas mais de quatro décadas que se seguem, o espectador acompanha de perto a trajetória da vida de Anna e seu filho Bruno (Valerio Mastrandea) e sua filha Valeria (Claudia Pandolfi) até 2009 quando entra em cena Stefania Sandrelli, incorporando a fase adulta.

O filme se desenrola em duas épocas pontuadas por flashbacks, alterna o passado e o presente pelas fotografias, trilha sonora e principalmente por um olhar saudosista, fincado no passado.

Passado esse que marcou profundamente a vida adulta de Bruno, atualmente professor universitário que carrega dentro de si uma enorme tristeza e dificuldade em se relacionar, visto que a personalidade extrovertida e livre da mãe o impediu de ser feliz.

O longa é reflexivo e é visto sob o olhar atento do filho que vai ao reencontro do passado. Os conflitos familiares vão se acentuando com o passar do tempo dado a personalidade livre da mãe e chega ao presente carregado de erros.

Vale ressaltar a trilha sonora que pontua momentos importantes e densos, a começar pela canção que empresta o título “La Prima Cosa Bella”, grande sucesso da década de 1970.

Escrito, produzido e dirigido pelo italiano Paolo Virzi.  Itália / 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário