quarta-feira, 20 de junho de 2012

FILME: Deus da Carnificina / Carnage



É uma comédia dramática que trata do encontro entre dois casais Penelope e Michael Longstreet (Jodie Foster e John C. Reilly))  e Nancy e Alan Cowan (Kate Winslet e Christoph Waltz) que resolvem se encontrar para tentar resolver harmoniosamente sobre um incidente envolvendo seus filhos, ainda garotos.

Até aí, tudo bem, entram num acordo amigável e os Longstreet já estão de saída quando o casal anfitrião (Penelope e Michael) os convida para tomar um café para comemorar o acordo.

Então, a partir daí, entre quatro paredes, a situação vai perdendo o controle e as máscaras vão caindo aos poucos e no lugar da educação, da civilidade e  da polidez brotam diálogos frios e ásperos, até mesmo desconcertantes, surgindo as diferenças entre eles. 

As individualidades se manifestam de forma cruel, tornando o encontro um verdadeiro laboratório de reações humanas, revelando a falta de bom senso, sensatez e equilíbrio entre eles. 

E para completar, um simples celular se torna irritante, inconveniente e indesejável, pelo menos naquela situação, movimentando a tensão da trama.

O espectador torna testemunha das intempéries entre os casais e sem tomar partido, aguarda pacientemente o desfecho do que seria apenas um simples pedido de desculpas. Afinal, o que mais poderia fazer?

O longa é muito interessante e instiga a reflexão sobre o comportamento humano diante de situações de confronto e provocações.

Baseado na peça teatral “God of Carnage / Deus da Carnificina” escrita por Yasmina Reza.  

O roteiro é de Roman Polanski e Yasmina Reza.  A trilha sonora é de Alexandre Desplat.  A direção é de Roman Polanski.  EUA/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário